Como podemos ajudar?
Módulo de Comandas e Mesas – Requisitos e Especificações
O módulo de Comandas e Mesas, é o responsável pelo atendimento dos garçons, ou pelo registro de comandas de consumo.
Um grande desafio para o funcionamento seguro e adequado deste módulo é que os aparelhos dos garçons precisam estar conectados na rede local, e não podem (nem devem) depender de internet para o funcionamento. Nesse sentido entram alguns requisitos técnicos e funcionais que obrigatoriamente devem ser observados.
As recomendações a seguir, garantem a qualidade e a estabilidade do módulo, que só poderá ser ativado mediante o cumprimento de todos os tópicos:
Aparelhos de Celular
- Sistemas Operacional dos celulares / Tablets: Android, com Google Chrome atualizado (versão mínima: Chrome 70)
- O módulo não é suportado no iPhone / iPad da Apple. Motivo: É necessário instalar um certificado de segurança para que os dispositivos consigam se conectar com o servidor local. Esse tipo de certificado de segurança infelizmente não é aceito pela Apple.
- Ao instalar o certificado de segurança nos aparelhos, o Android vai exigir que o aparelho seja bloqueado por senha (aquela senha de tela, que pode ser numérica ou pode ser o desenho padrão), isso é uma proteção extra para evitar acessos indevidos ao aparelho.
Servidor Local
O servidor local, é o computador da rede interna do estabelecimento, que é responsável por armazenar e centralizar todos os pedidos. Será o único dispositivo que vai se conectar com a internet para receber os pedidos feitos pelo app do cardápio digital, e é o computador com o qual os dispositivos dos garçons (Celulares / Tablets) fará a conectividade.
Nesse servidor local, é instalado o banco de dados CouchDB, e que vai ser o responsável pelo armazenamento local dos dados dos pedidos, e também pela comunicação com os dispositivos dos garçons.
Como o banco de dados fica acessível na rede local, existe uma proteção para não permitir a exposição dos dados sem autenticação.
O servidor local deverá ter um IP Fixo na rede interna, em um dos 4 endereços a seguir: 10.1.1.10, 192.168.0.10, 192.168.1.10 ou 192.168.2.10
Por ser o principal computador da rede interna do estabelecimento, temos duas recomendações específicas:
- Uma vez que todos os demais computadores da rede do estabelecimento, e também os dispositivos dos garçons dependem dele, Ele deve ser o primeiro a ser ligado, e o último a ser desligado depois da jornada de atendimento.
- Pelo mesmo motivo acima, é recomendado que seja um computador fixo, que nunca saia do estabelecimento – Não recomendamos portanto que você utilize um notebook que pode ser transportado para casa / faculdade, etc para essa finalidade.
Rede Local Wi-Fi:
A rede Wi-Fi para os garçons, deve ser uma REDE EXCLUSIVA, em um roteador exclusivo para essa missão.
O módulo de comandas e mesas não precisa de internet para funcionar, porém necessita de conectividade de qualidade e estabilidade com o servidor local.
Muito embora os roteadores permitam a criação de uma rede separada para a administração da empresa, e outra para os clientes, é obrigatório utilizar um roteador exclusivo pois eles comportam um número determinado de diferentes devices (aparelhos) conectados simultaneamente.
Num momento de grande movimento (salão do estabelecimento cheio, com muitos clientes navegando no Wi-Fi), vai ocorrer uma sobrecarga.
Se os celulares dos garçons estiverem conectados no mesmo aparelho físico (mesmo que em redes diferentes), poderá ocorrer uma instabilidade que vai comprometer a operação.
Roteador Recomendado: Huawei 4 antenas Gigabit ws5200
Outras recomendações para melhorar o desempenho e Garantir ainda mais Segurança:
- Faça a ligação entre o servidor local e o roteador via cabo. Isso minimiza a possibilidade de interferências externas.
- Ligação entre computador e impressora: via cabo USB direto na porta física
- Impressoras de rede: Conecte-as via cabo de rede com o servidor local.
- Roteador Wi-Fi: Mantenha o aparelho o mais centralizado possível dentro do salão, a fim de manter uma consistência na potência do sinal.
- Os aparelhos Android que tiverem o certificado de segurança instalado para poder se comunicar com o servidor local do estabelecimento, precisam ter a senha de desbloqueio ativada (pode ser a senha de desenho padrão, ou uma senha numérica). Desligando esse desbloqueio em alguns aparelhos pode ocasionar a invalidação do certificado de segurança.