< All Topics
Print

Como Inutilizar NFCe – Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica

A sequência da numeração das NFCe deve ser respeitada pela empresa contribuinte, e não pode haver nenhum salto ou lacuna nessa sequência.

Se por algum motivo durante o mês ocorrer uma quebra dessa sequência, o contribuinte tem um prazo para espontaneamente registrar a inutilização desses números. Em geral o prazo é até o dia 10 do mês seguinte, porém consulte o seu contabilista para maiores orientações, pois ele é a pessoa tecnicamente preparada para lhe fornecer instruções específicas sobre a legislação do seu estado.

Imagine que por algum motivo você estava emitindo as notas número 1120, 1121, e sem se dar conta pulou para a 1129, deixando toda a sequência da 1122 até 1128 sem utilização.

Veja como inutilizar a sequência de números de NFCe:

  • Acesse Menu Principal > Nota Fiscal > NFCe
  • Clique em Ações > Inutilizar Numeração.
  • Preencha os campos da tela informando:
    • Ano: O ano a que se refere a inutilização – normalmente é o próprio ano em curso que já vem preenchido, porém no início de ano pode ser necessário informar uma inutilização do ano anterior.
    • Número inicial e Número Final: Informe o primeiro e o último número da sequência que devem ser inutilizados. Se for um único número, preenche o mesmo número nos dois campos.
    • Justificativa: Preencha o texto com no mínimo 15 caracteres com a justificativa / motivo da inutilização.
  • Clique em “Salvar”.

Casos em que você não pode Inutilizar uma NFCe:

Antes de tudo, é importante você ter em mente que inutilizar é completamente diferente de cancelar. Você só pode cancelar uma nota fiscal que tenha sido autorizada em algum momento, já a inutilização somente pode ocorrer em um número ou sequência de números que não tenham sido autorizados.

Existem portanto diversos casos onde você não pode inutilizar uma NFCe:

  • NFCe Cancelada: Se uma NFC-e já foi cancelada, ela não pode ser inutilizada;
  • NFCe Autorizada: Se a NFC-e já tiver sido autorizada pela SEFAZ, e estiver dentro do prazo estipulado pela legislação do seu estado (UF), ela pode ser cancelada, porém não poderá ser inutilizada.

Posts recentes

Tags

cancelamento Frente de Caixa Frente de Loja GWEB PDV PDV Online

Categorias

Sumário