Como assinar digitalmente um Contrato ou qualquer documento em PDF

Você sabia que se você tem um certificado digital, seja ela A1, ou A3, você pode assinar seus contratos ou quaisquer documentos eletronicamente?

O processo é bem simples e rápido.

  1. Abra o arquivo PDF
  2. Leia todo o documento, para se certificar de que está de acordo com as cláusulas e condições do documento.
  3. Clique em “Ferramentas”

4. Encontre o ícone Certificados, e clique em “abrir”

5. Logo em seguida, você vai observar que na barra superior aparecerá o botão “Assinar Digitalmente”. Clique nele.

6. Vá até o local do documento que você deseja assinar, e marque um retângulo (você vai perceber que o mouse ficará com o formato de uma cruz). Segure o botão do mouse pressionado e arraste o retângulo no local que deverá ser inserida a estampa da sua assinatura digital.

7. Os próximos passos dependem de você ter o certificado digital A1 instalado em seu computador, e caso tenha mais de um, você precisa selecionar qual deverá ser usado.

8. Se for a primeira vez que está utilizando este recurso em seu computador, o Acrobat irá solicitar a configuração da ID Digital:

9. Escolha a modalidade “Usar uma ID digital de um arquivo”

10. Clique em procurar e localize o certificado digital A1 que você vai utilizar para a assinatura. Certificados digitais A1, geralmente tem a extensão PFX ou P12. Uma vez localizado o arquivo, preencha a senha no campo adequado e clique em “Continuar”

11. Ao final do procedimento, a estampa com sua assinatura digital aparecerá na área que você demarcou o retângulo.

12. Grave o arquivo e pronto, seu contrato / documento foi assinado digitalmente.

Eduardo de BonaComo assinar digitalmente um Contrato ou qualquer documento em PDF
leia mais

Como Ligar / Desligar os Painéis de Total de Faturamento na Tela Inicial

Ao acessar o retaguarda da plataforma, é possível exibir alguns painéis com informações gerenciais, tais como:

  • Faturamento Hoje: Número total de vendas, e o volume financeiro delas;
  • Pedidos em Produção: Número de pedidos e volume financeiro dos Pedidos que estão em Produção nesse momento;
  • Pedidos Enviados: Número de pedidos e volume financeiro dos Pedidos despachados, porém ainda não concluídos;
  • Pedidos Concluídos: Número de pedidos e volume financeiro dos Pedidos já acertados;
  • Pedidos Cancelados: Número de pedidos e volume financeiro dos Cancelamentos;
    Aniversariantes do dia

Ocorre que dependendo do ambiente, ou do tipo de negócio, talvez você não queira exibir essas informações.

Você pode configurar como deseja o comportamento desses painéis, se quer deixá-los visíveis ou não, mediante configuração.

Acesse:

1. Menu Principal > Configurações > Configurações

 

 

2. Na aba “Geral”, configure a opção: “Exibir dashboard faturamento”

 

Vitor FleckComo Ligar / Desligar os Painéis de Total de Faturamento na Tela Inicial
leia mais

Como configurar um valor mínimo de pedido para ativação de tele-entrega.

Imagine a seguinte situação: Na sua pizzaria você vende além das pizzas:  água, sucos, refrigerantes, e outros itens de menor valor que complementam o seu produto principal.  Para agravar a situação, você resolve aplicar tele grátis em um determinado bairro.

Se não tiver nenhuma configuração, o cliente poderá fazer pedido de uma garrafa de água, e muito provavelmente o custo do produto com o valor da tele que você pagará ao motoboy será superior ao valor do pedido.

Para evitar essas situações, você pode estipular um valor mínimo de pedido para possibilitar a escolha do tipo de frete “tele-entrega”.

Com essa configuração ativada, o cliente somente conseguirá escolher tele-entrega (ou qualquer tipo de frete que você determinar), caso o valor mínimo do pedido seja respeitado.

No retaguarda da Plataforma, acesse:

1. Menu Principal > Pedido > Tipo de Frete;

2. Escolha o tipo de frete que deseja ativar essa configuração, por exemplo: “Tele-entrega”;

3. Preencha o campo “Valor para ativação”;

4. Clique em “Gravar tipo de Frete

 

Pronto, agora a forma de Entrega “Tele-Entrega” ficará desabilitada, contendo a informação:  “Valor mínimo de compra: R$ 15,00”.

Vídeo sobre Como Configurar um valor mínimo para ativação de tele-entrega:

 

Eduardo de BonaComo configurar um valor mínimo de pedido para ativação de tele-entrega.
leia mais

Gomanda.app – Como adicionar Banner na tela principal do Cardápio Digital

Nesse tutorial, vamos ver passo a passo, como incluir um banner no topo da tela principal do seu Cardápio Digital.

Os banners servem pra chamar a atenção de quem estiver navegando no seu cardápio. Por exemplo: Se você estiver com alguma promoção, ou quer passar algum aviso importante, ou até mesmo em alguma data comemorativa, você pode usar esse recurso facilmente.

1 – Primeiro faça Login no retaguarda da plataforma, e acesse: Menu principal > Configurações > Banner App

2 – Clique em Adicionar Banner:

3 – Na tela de cadastramento do banner, preencha os campos:

  • Título – Informe um título, que é uma informação de uso interno e vai lhe auxiliar a entender do que se trata esse banner – nesse exemplo preenchi com “Barato do Dia”. Assim quando eu tiver uma lista com vários banners, conseguimos entender rapidamente do que se trata.
  • Ativo – Nesse botão você ativa ou desativa um banner: por padrão ao incluir novo banner, ele já é cadastrado como ativo.
  • Após o preenchimento dos campos, clique em “Gravar Banner”.

4 – Após a gravação, é habilitada a opção pra você fazer upload da imagem.

 

 

Em relação ao tamanho da imagem:

O banner deve ser feito no tamanho 600 pixels de largura, com a altura livre, ou seja, você ajusta a altura da imagem do jeito que ficar mais adequado. Sempre sugerimos que não se exagere e que seja mantida uma proporção adequada.

5 – Cumpridos todos os passos acima, é só Gravar, e o banner passa a ser exibido na tela principal do Cardápio Digital.

Observações sobre os Banners na Tela do Cardápio Digital:

Quantidade de Banners cadastrados

Muito embora você possa ter diversos banners cadastrados e ativos na plataforma, o cardápio digital sempre vai exibir o mais recente e que estiver Ativo.

Diferente do que acontece nos sites onde existe aquele comportamento de intercalar/rolar diversos banners, no cardápio optamos por mostrar um único, pois priorizamos a experiência do seu cliente.

Lembra-se que normalmente ele vai utilizar o cardápio digital da sua empresa, através de um aparelho celular que pode estar conectado a uma rede 4G ou 3G, então o quanto mais rápida e objetiva for a aplicação, muito melhor para que ele vá direto ao ponto que interessa: A realização do pedido.

Tarja de Oferta

Se você tiver algum produto em oferta, aquela tarja escrito: “Confira nossas promoções” é substituída pela imagem do seu banner, e ao clicar o cliente vai ser direcionado pra lista com todos os produtos em oferta.

Caso não tenha nenhum produto sendo oferecido em promoção, o banner é exibido do mesmo modo, mas se o cliente clicar, vai permanecer no mesmo lugar.

Design dos Banners

Na hora de criar seus banners, você pode usar o site canva.com, onde você pode ter acesso a dezenas de templates gratuitos de peças de design, e ajustar de acordo com a realidade do seu negócio.

E o mais importante de tudo: O peso da Imagem

Antes de cadastrar o banner na sua plataforma do cardápio, diminua o peso da imagem pra que o cardápio siga tendo um bom desempenho na hora que o usuário estiver navegando.

Banner muito grandes ou muito pesados, vão fazer o seu cardápio demorar mais pra carregar no celular do seu cliente, e isso pode ser um problema importante se ele estiver navegando numa rede 3G, então tenha muito cuidado e seja criterioso com isso.

Pra diminuir o peso de uma imagem, você pode usar algum serviço gratuito disponível na internet, como por exemplo o tinypng.com onde você manda o arquivo no tamanho original, ele processa essa imagem e devolve outra com praticamente a mesma qualidade, mas muito mais leve, e portanto mais rápida pra processar no momento que alguém estiver acessando o seu cardápio.

Agora é com você, mãos a obra! Use sua criatividade, crie e ative seus banners e Boas vendas.

Vídeo sobre como adicionar Banners na Tela Principal do Cardápio Digital:

 

 

Eduardo de BonaGomanda.app – Como adicionar Banner na tela principal do Cardápio Digital
leia mais

Impressora para Pedidos de Delivery

Uma dúvida comum no momento da ativação do sistema de Cardápio Digital GoManda.app, é sobre a melhor marca e modelo de impressora para pedidos de Delivery as comandas de produção e entrega dos pedidos, e também a NFCe (nota fiscal de consumidor eletrônica).

Mas afinal, preciso mesmo de uma impressora no meu Delivery?

Apesar de não ser obrigatório – ou seja: você pode muito bem utilizar nosso cardápio digital para receber os pedidos online do delivery, sem imprimir absolutamente nada. Porém utilizar uma impressora térmica não fiscal, pode significar um incremento importante na produtividade e na sua logística:  Assim que o painel de gestão recebe um novo pedido online, automaticamente ele disponibiliza duas comandas distintas:

  • comanda de produção com o detalhamento dos itens, adicionais e observações que o cliente informou no momento da compra.
  • comanda de entrega, com detalhes de endereço, valor de cobrança, forma de pagamento, troco, etc para auxiliar o motoboy no momento da entrega do pedido.

Seu processo de produção fica muito mais ágil se você tiver uma impressora térmica para a geração das comandas.

Mas atenção: Caso você precise emitir NFCe (Nota fiscal de consumidor eletrônica / cupom fiscal eletrônico), você será obrigado a utilizar uma impressora térmica que imprima o QrCode para consulta da nota no portal da SEFAZ do seu estado.  Nesse caso você poderá utilizar a mesma impressora para as duas finalidades:  tanto para emissão da NFCe, quanto das comandas.

Qual o melhor modelo de impressora para aplicativos de Delivery?

Existem dezenas de modelos de impressoras que você pode utilizar com nossa aplicação, mas recomendamos as térmicas, que são impressoras que não utilizam cartuchos de tinta nem de toner como as jato de tinta e lasers. Elas imprimem aquecendo um cabeçote de impressão sobre uma bobina térmica – Você já deve ter visto muitas dessas impressoras em checkout de supermercados, em postos de combustível, bares, restaurantes, estacionamentos, e especialmente nas empresas que trabalham com tele-entrega para impressão dos pedidos de Delivery.

São impressoras bastante utilizadas no mercado, e possuem um excelente custo x benefício.

Quais modelos de impressora recomendamos para o seu Delivery?

Recomendamos 3 modelos que escolhemos pelo seu custo acessível, e pela alta confiabilidade tanto nos fabricantes, quanto no modelo em sí.  Os preços ficam numa mesma faixa variando entre R$ 550,00 a R$ 750,00 na internet e você pode encontrar facilmente os três modelos nas lojas mais tradicionais da sua cidade.

Possivelmente ao comprar no comércio local, o valor seja ligeiramente superior aos das lojas online, porém recomendamos que sempre que possível prefira comprar das lojas de material de informática que possam lhe dar garantia e atendimento de suporte.

As três são ótimas impressoras, e temos muitos clientes que as utilizam satisfatoriamente. Dificilmente apresentam problemas – o que é importante pois não convém um delivery parar num sábado a noite por problemas mecânicos na impressora.

Todas elas possuem guilhotina que corta o papel automaticamente no final da impressão, e servem pra emissão das comandas de produção e entrega, dos relatórios do painel de gestão de pedidos, e também da NFCe – Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica.

A diferença entre elas está basicamente na velocidade de impressão que é medida em quantos milímetros por segundo ela tem capacidade de imprimir.

Impressoras - epson, bematech, elgin, recomendadas pela filial digital

Modelos de comanda para o Delivery

No painel de gestão de pedidos da aplicação GoManda, disponibilizamos 2 modelos de comanda, que você pode escolher entre:

  • Imprimir somente comanda de Produção;
  • Imprimir somente comanda de Entrega / Comanda Completa
  • Imprimir as duas ao mesmo tempo;
  • Não imprimir nenhuma.

Comanda de produção:

É a comanda que detalha os itens que o cliente pediu, bem como os adicionais e observações de cada um dos itens.

Ela pode ser separada por setor da sua cozinha: Por exemplo: imagine que na sua lancheria, você tem 3 pessoas que cuidam da preparação dos pratos e lanches.   Uma é responsável pela prensa, outra pelo forno das pizzas e a terceira é responsável pelas frituras.

Imagine que uma família no sábado a noite resolveu fazer um pedido de tele:

  • 1 Pizza média
  • 1 Pastel Salgado
  • 1 Torrada
  • 1 porção de Batatas Fritas
  • 1 hambúrguer

Para facilitar o fluxo de trabalho na cozinha, é possível setorizar a produção, de forma que esse pedido seja impresso em 3 comandas de produção diferente:  1 para a pizza, outra para as batatas e pastel, e a terceira para hambúrguer e torrada.

Abaixo dois exemplos de comandas de produção onde o cliente fez a montagem de um açaí e pediu alguns adicionais.  Uma comanda está mais completa e outra é totalmente resumida – isso você mesmo vai configurar de acordo com sua necessidade.

Blocos de informações que você pode configurar na sua comanda de produção:

  • Bloco 1 – Setor de Produção;
  • Bloco 2 – Dados do Cliente;
  • Bloco 3 – Tipo de Frete;
  • Bloco 4 – Detalhes de Data e Hora;

Comanda de produção para delivery com identificação dos blocos de conteúdo

 

Comanda de Entrega:

É a comanda completa com os dados do pedido do cliente, endereço de entrega e informações para cobrança.

É essa comanda que o motoboy vai levar junto com a entrega, e que vai informar valor de troco, se deve ou não levar a máquina móvel de cartão, endereço de entrega, nome e contato do cliente, dentre outras informações.

Reimpressão de Comandas:

Observe que no topo das comandas está destacado “REIMPRESSÃO:”  esse bloco é exibido sempre que uma comanda foi impressa mais de uma vez.

 

Eduardo de BonaImpressora para Pedidos de Delivery
leia mais
Como incluir banners na Página Principal da Loja Virtual

Como incluir banners na Página Principal da Loja Virtual

Olá Lojista.

Nesse tutorial, vou te mostrar como incluir banners na página principal da loja. 

Um banner é um recurso visual bem interessante que serve pra chamar a atenção de quem estiver navegando no seu e-commerce.

Se você estiver com alguma promoção, algum aviso importante, ou até mesmo em alguma data comemorativa, você pode usar esse recurso facilmente.

Nesse exemplo vou te mostrar como cadastrei esse banner que está aparecendo:

<<< IMG SITE-BANNER-APLICADO >>>

1 – No retaguarda da FilialDigital, Acesse: Menu principal > Site > Banner

 

2 – Clique em “Adicionar BANNER“.

3 – Na tela de Cadastramento do Banner, Preencha os campos:

  • Título: Informe um título, que é pra você saber do que se trata aquele banner – nesse exemplo preenchi com “Mulher segurando batom”.   Assim quando eu tiver uma lista com vários banners, eu consigo entender rapidamente do que se trata;
  • Link: Preenche com um link que é pra onde o usuário vai ser redirecionado se ele clicar nesse banner.  Por exemplo, Se você estivesse fazendo uma promoção em um produto, quando o cliente clicar nesse banner, ele vai ser redirecionado exatamente pro anuncio do produto;
  • Categoria: Escolha uma das categorias pré-cadastradas de Banners caso existam.
  • Ativo: Por padrão ao cadastrar seu novo banner, ele será ativado imediatamente na sua loja virtual. A qualquer momento você pode desativar um banner, com isso ele não é mais exibido, e você pode reativá-lo novamente sempre que necessário
  • Descrição: Informe uma descrição, que é a informação que será exibida para o usuário, quando ele passar com o mouse em cima da imagem.

4 – Depois que você preencher as informações, é só clicar em “Gravar Banner” e então é habilitada a opção pra você fazer upload da imagem.

5 – A imagem do banner deve ser feita no tamanho 1920×450, seguindo esse gabarito:

<<< IMG_GABARITO >>>

Como a imagem vai ser exibida também em aparelhos menores (como por exemplo um celular ou um tablet), observe pra que ela fique centralizada, porque essa área de 320 pixels em cada lado que está marcada na sua tela ela só vai ser exibida nas telas grandes… em telas pequenas ela é suprimida.

6 – Clique em “Gravar Banner“, e o seu banner passa a ser exibido na loja.

Dicas sobre Banners para Loja Virtual

Aproveitando quero te dar duas dicas,uma sobre design, e outra sobre o peso da imagem.

A primeira é que você pode usar o site canva.com, onde você pode ter acesso a dezenas de Templates gratuitos de peças de design, pra você ajustar de acordo com a sua realidade e usar no seu site.

E a segunda e talvez mais importante dica, é: antes de cadastrar o banner aqui na sua plataforma de eCommerce, diminua o peso da imagem pra que seu site tenha um bom desempenho na hora que o usuário estiver navegando. 

Pra diminuir o peso de uma imagem, você pode usar algum serviço gratuito disponível na internet, como por exemplo o tinypng.com onde você manda o arquivo no tamanho original – inclusive na própria tela de cadastro do Banner, você encontra um botão que te leva diretamente ao site.  Ele processa a imagem e devolve uma com praticamente a mesma qualidade, mas muito mais leve, e portanto mais rápida pra processar no momento que alguém estiver acessando o seu site.

Pronto, agora é com você, mãos a obra! Use sua criatividade, crie e ative seus banners e: BOAS VENDAS!!

Vídeo sobre como Incluir um Banner na sua Loja Virtual da Filial Digital:

 

 

Eduardo de BonaComo incluir banners na Página Principal da Loja Virtual
leia mais
PDV NEWS 03 – Atualizações GWEB PDV – 10.Set.2019

PDV NEWS 03 – Atualizações GWEB PDV – 10.Set.2019

Release com as principais mudanças do frente de caixa – GWEB PDV, lançado em 10.Setembro.2019 – Terça-Feira:

 

  • Carnê de Prestações:  A partir de agora, ao vender no crediário, é possível imprimir o carnê de prestações direto na impressora térmica. Além do carnê em sí, elaboramos também um demonstrativo para assinatura do cliente reconhecendo / aceitando aquele parcelamento.  
  • Recebimento de Carnê de Prestações: Agora, quando o cliente retornar para a loja com o carnê, você pode ler a parcela com o seu leitor de código de barras, direto na tela de venda – mesmo com uma venda em andamento – e o sistema vai identificar a parcela e posicionar diretamente na tela de recebimento.
Eduardo de BonaPDV NEWS 03 – Atualizações GWEB PDV – 10.Set.2019
leia mais
PDV NEWS 02 – Atualizações GWEB PDV – 20.Ago.2019

PDV NEWS 02 – Atualizações GWEB PDV – 20.Ago.2019

Release com as principais mudanças do frente de caixa – GWEB PDV, lançado em 20.Agosto.2019 – Terça-Feira:

 

  • Descarte / Cancelamento do Pedido atual:  A partir de agora, quando você descartar um pedido, o sistema passa a exigir o motivo do cancelamento, e esse pedido vai aparecer la no retaguarda, com o status de Cancelado. 
  • Leitura de etiqueta de balanças: Implementamos essa funcionalidade que vai ajudar empresas como fruteiras, açougues, padarias e mercearias, a lerem códigos de barras gerados por balanças.  Se a sua balança tiver uma impressora de etiqueta, você pode configurar o sistema pra que ele consiga ler as etiquetas geradas nas pesagens e identificar corretamente os produtos.
  • Comprovante de recebimento de parcelas do crediário: O comprovante impresso teve ajustes no visual, onde passou a destacar a forma de pagamento e posicionamos o nome / cpf do cliente logo abaixo do título.
  • Produtos em Oferta: A partir de agora os produtos que estão em oferta, aparecem com destaque tanto na tela da venda quanto na lista de produtos.
Eduardo de BonaPDV NEWS 02 – Atualizações GWEB PDV – 20.Ago.2019
leia mais
PDV NEWS – Atualizações GWEB PDV – Ago.2019

PDV NEWS – Atualizações GWEB PDV – Ago.2019

Release com as principais mudanças do frente de caixa – GWEB PDV, lançado em 07.Agosto.2019 – Quarta-Feira:

 

  • Inclusão de um botão de ajuda, ao lado do nome do usuário, que dá acesso a documentação de apoio ao uso do sistema: vídeos, blog e demais materiais que a FilialDigital disponibiliza aos usuários. A idéia por trás disso é facilitar o treinamento de novos operadores do caixa, e também permitir que os usuários mais experientes conheçam as novas funcionalidades do aplicativo de frente de caixa, e consigam aproveitar ainda mais o sistema.
  • Inclusão de botão para reportar dúvidas, problemas ou sugestões diretamente de dentro da tela do aplicativo. Quando você escrever uma mensagem, ela será encaminhada para nossa equipe, que vai responder ou entrar em contato com você.
  • Tela do caixa / Gaveta de dinheiro:  Acrescentamos um botão para abertura manual da gaveta de dinheiro. Caso você tenha uma gaveta de dinheiro ligada na sua impressora térmica, é possível abri-la a qualquer momento. Lembrando que conectando uma gaveta de dinheiro na impressora, ela é acionada automaticamente ao final da venda logo depois da impressão dos comprovantes.
  • Valor do frete: Acrescentamos uma função para você informar o valor de frete em uma venda ou orçamento. Basta teclar F10, ou clicar no campo correspondente.
  • Finalização da venda / Temporizador: A partir de agora, quando você chegar na tela de finalização da venda e logo após a impressão de algum comprovante, um temporizador é acionado e iniciará uma nova venda automaticamente depois de passados 30 segundos. Esse tempo pode ser aumentado, diminuído ou até mesmo desligado, de acordo com sua conveniência. Para ajustar essa funcionalidade, basta acessar seu retaguarda, na opção:  Menu Principal > Configurações > PDV / Frente de Caixa.

 

Eduardo de BonaPDV NEWS – Atualizações GWEB PDV – Ago.2019
leia mais

GWEB PDV – Descontos sobre o preço unitário e desconto sobre o total da venda

Neste post, vamos tratar dos descontos, e como fazer para lança-los nos itens ou mesmo no final da venda.

O GWEB PDV possibilita que você faça descontos das seguintes formas:

  • Como aplicar desconto em percentual ou em valor diretamente no item;
  • Como aplicar desconto em percentual ou em valor no final da venda;
  • Como mudar o valor unitário de um item;

Observação: Essa funcionalidade depende das configurações que você informou no retaguarda da plataforma da FilialDigital, e podem ser diferentes do exemplo apresentado aqui.

PDV – Como aplicar desconto em percentual ou em valor diretamente no item

  1. Inicie sua venda normalmente. Caso deseje aplicar o desconto no item que está sendo registrado no PDV, basta teclar Enter até que o cursor seja posicionado nos campos destinados ao desconto:

2. Informe o percentual ou o valor do desconto a ser aplicado sobre o valor unitário.  Neste exemplo vou simular um desconto de 15%:

3. Observe que automaticamente o sistema calcula o valor do desconto em R$, e recalcula o valor unitário, levando em conta o desconto informado:

4. Os itens que tiverem desconto informado, ficam marcados na lista que exibirá o valor original, e o percentual de desconto aplicado ou calculado.

5. Vale destacar que o desconto é aplicado sobre o valor unitário de uma única unidade e multiplicado pela quantidade do produto que está sendo vendido.

6. No exemplo da tela abaixo, estou vendendo 10 unidades do produto “chaveiro morango”, que tem um custo unitário de R$ 5,23

7. Se para fins de exemplo aplicarmos o desconto de R$ 0,23 por unidade, o valor unitário será recalculado para R$ 5,00 e esse será multiplicado pela quantidade do item.

8. Caso seja necessário, você pode recarregar o valor unitário original do produto, zerando o desconto. Basta clicar no botão de “recarregar” destacado na imagem abaixo:

 

PDV – Como aplicar desconto em percentual ou em valor no final da venda:

Além do desconto no item, é possível aplicar um desconto no valor total da venda.

  1. Inclua normalmente os itens da sua venda.
  2. A qualquer momento, na tela de inclusão de itens, ou na tela de pagamento, você pode teclar “F3”, ou clicar no lápis para editar o desconto:

 

Eduardo de BonaGWEB PDV – Descontos sobre o preço unitário e desconto sobre o total da venda
leia mais